Ouro Versus Bitcoin: O Que é Melhor?

O ouro é uma das reservas de valor mais antigas que possuímos conhecimento. Os primeiros registros da utilização do ouro são de 2 600 a.C. nas primeiras civilizações do Oriente Médio. Durante todos estes anos, o metal se valorizou ainda mais, se tornando extremamente valioso nas últimas décadas. Em função do valor deste metal precioso, o ouro é também uma reserva de valor amplamente procurada atualmente, principalmente para investidores que desejam possuir uma margem de segurança e se prevenir durante momentos de crise.

No entanto, ao longo dos últimos anos o bitcoin vem se estabelecendo como uma forma interessante e rentável de reserva de valor, dividindo cada vez mais espaço com o ouro no que diz respeito ao setor. Com base nisso, vamos apresentar a seguir algumas das diferenças e também semelhanças entre estas duas importantíssimas reservas, assim como apresentaremos a rentabilidade destes ativos. Perceba que, em nenhum momento nossa intenção é recomendar compra de nenhuma reserva ou algum tipo de investimento! Vamos apenas realizar uma comparação entre estas formas de investimento presentes no mercado!

Como investir em ouro?

Para investir em ouro você pode procurar por instituições financeiras credenciadas para o ativo. Por exemplo, é possível adquirir o metal precioso através de contratos futuros em instituições financeiras cadastradas na BM&F Bovespa, como corretoras de valores e também uma parcela significativa dos bancos.

Você também pode adquirir o ouro físico (através das conhecidas barras de ouro), mas o processo é um pouco mais complicado e arriscado, em algumas situações. Isso porque, além de encontrar uma instituição financeira que comercialize o produto, também será necessário encontrar um banco custodiante para manter o metal seguro. No entanto, será cobrada uma taxa de custódia mensal que pode variar entre 0,07% e 0,15%. Também existe a possibilidade de manter o ouro sob sua custódia (ou seja, guardá-lo em casa), mas os riscos relacionados a este tipo de armazenamento são muito maiores, uma vez que provavelmente você não conte com a mesma segurança dos custodiantes.

Por fim, outra opção amplamente utilizada para investir em ouro é a participação em fundos de investimento em ouro. Além de mais simples e prático, você pode escolher entre as dezenas de fundos ativos e passivos que existem nas instituições financeiras. Nos fundos passivos, o ouro será adquirido e sofrerá as variações no preço de acordo com o mercado, enquanto nos fundos ativos o metal poderá ser vendido e comprado várias vezes, com o objetivo de conquistar maiores rentabilidades.

Como investir em bitcoin?

Se você deseja investir em bitcoin, assim como mostramos para o ouro, não faltam opções! Atualmente, você pode investir em bitcoin e criptomoedas diretamente através das exchanges. As exchanges funcionam como corretoras de bitcoin e criptomoedas, realizando o intermédio das operações de compra, venda e troca de criptomoedas mediante o pagamento de uma taxa. Se o seu objetivo é investir apenas em bitcoin, as exchanges brasileiras são extremamente confiáveis e certamente darão conta das suas necessidades. No entanto, se você procura por grandes variedades de criptomoedas, você poderá criar uma conta em algumas exchanges internacionais, que possuem uma maior variedade de moedas digitais disponíveis.

Também existe a possibilidade de você investir em criptomoedas através de exchanges descentralizadas, que são operadas por softwares e conectam diretamente compradores e vendedores de criptomoedas. Apesar de lançadas há pouco tempo, existem dezenas de exchanges descentralizadas confiáveis e movimentadas no mercado. Você pode conferir mais sobre as exchanges descentralizadas através desta publicação.

Assim como mostramos para o ouro, se você possui pouca experiência no mundo do bitcoin mas ainda assim deseja investir no setor, os fundos de investimento são alternativas muito interessantes e confiáveis. Você pode investir em fundos passivos, em que as criptomoedas são adquiridas e ficam sujeitas às oscilações, ou ainda em fundos ativos, em que existirá um investidor profissional realizando as operações de compra e venda, com o objetivo de maximizar a rentabilidade do fundo de investimento.

Vantagens e desvantagens dos investimentos em ouro e bitcoin

Depois de entendermos as maneiras como podemos realizar os investimentos em bitcoin e ouro, vamos falar um pouco sobre algumas semelhanças entre estes investimentos, assim como explorarmos as vantagens e desvantagens destas formas de investimentos em ouro e bitcoin.

Começando pelo ouro, vamos avaliar algumas de suas principais vantagens em relação ao bitcoin a seguir:

  • Estabilidade da cotação: Como mencionamos no início desta publicação, o ouro é um metal precioso antigo e está há muito tempo sendo utilizado. Desta maneira, o ouro possui uma estabilidade de cotação muito maior do que o bitcoin, sendo procurado por pessoas que desejam uma maior segurança em sua reserva. Já o bitcoin, possui uma volatilidade muito alta em seus preços, o que significa que podem ocorrer muito mais variações em seu preço em um intervalo de tempo menor.
  • Segurança: Mesmo com os comentários feitos em relação ao armazenamento de barras de ouro, é extremamente seguro manter as suas barras em instituições financeiras destinadas ao armazenamento do metal precioso. Já para o bitcoin, esta segurança não é tão grande ainda. É verdade que a segurança do bitcoin e das criptomoedas melhorou consideravelmente nos últimos anos. No entanto, ainda há muito o que melhorar. Isso porque os ataques de hackers são frequentes e, embora a rede do bitcoin tenha se mostrado muito robusta e segura, algumas carteiras digitais e também exchanges não possuem a mesma segurança. Portanto, podemos afirmar que os investimentos em ouro são mais seguros do ponto de vista de armazenamento.
  • Aplicação tecnológica: Além da utilização como importante reserva de valor, parte da valiosidade do ouro se deve às suas aplicações tecnológicas. Utilizado para a produção de joias e semijoias, o ouro também possui aplicações tecnológicas importantes, como a utilização para a produção de chips, processadores e relógios. Assim, é necessário que o bitcoin amplie a sua aplicação mercadológica e tecnológica para se firmar como uma reserva de valor importante.

Entendidas estas vantagens do ouro, vamos observar também quais são as principais vantagens do bitcoin em relação ao metal precioso:

  • Liquidez: Embora seja possível aplicar em ouro através do mercado futuro, a grande maioria deste investimento no Brasil está diretamente ligado à sua disponibilidade no estado físico, o que prejudica a liquidez do ouro devido a dificuldade do seu armazenamento. Podemos dizer que a liquidez do bitcoin ainda não é tão grande quanto se deseja, mas o potencial de crescimento da sua liquidez é muito maior que o ouro. Isso porque cada vez ais existem estabelecimentos e empresas que aceitam o pagamento com bitcoin, assim como também aumenta a utilização de cartões de débito de criptomoedas.
  • Descentralização: Tanto a emissão quanto a governança do bitcoin são descentralizados, uma vez que não existe uma entidade central que minere a criptomoeda ou mesmo regule a sua oferta e rede. Já o ouro conta com um processo de mineração centralizado, uma vez que o mercado é controlado por apenas algumas empresas de mineração.
  • Resistência à falsificação: Como o próprio nome esclarece com clareza, a resistência à falsificação também é um grande trunfo que o bitcoin possui em seu favor. Em função da rede blockchain, todas as moedas e transações mineradas são registradas, o que torna o bitcoin totalmente resistente à falsificação. Já para o ouro, é extremamente complicado determinar a sua qualidade e até mesmo a sua pureza, uma vez que se trata de um metal. Desta forma, o ouro está sujeito à falsificação e também à utilização de um material de baixa pureza. Essas situações descritas acima contribuem para aumentar o risco de desvalorização do ouro.
  • Portabilidade: Quando falamos em portabilidade, estamos trabalhando com a possibilidade de transferir os seus investimentos no menor espaço de tempo possível. Desta maneira, para o ouro físico, podem levar semanas para realizar todo o processo de transferência do material, demonstrando mais uma importante vantagem do bitcoin, uma vez que as transferências e trocas envolvendo bitcoins podem ser realizadas em alguns minutos!

Rentabilidade dos investimentos

Com certeza todos os fatores que mencionamos na seção acima são muito importantes e relevantes para os investimentos em ouro e bitcoin, mas existem também um fator que ainda não havíamos mencionado e que possui papel fundamental na definição de qual das reservas é mais interessante: a rentabilidade dos investimentos! Com base nisso, vamos analisar as variações nos preços destes ativos nos últimos 5 anos, registrando os valores na tabela a seguir:

Observando a tabela acima, é possível perceber que o ouro possui estabilidade de cotação muito maior que o bitcoin, o que pode ser observado pelo crescimento constante do seu valor. A maior variação para o preço do ouro ocorreu no ano de 2020, que foi atípico para praticamente todo o mundo dos investimentos.

Quando olhamos especificamente para o bitcoin, a valorização de um ano para o outro foi muito maior em grande 4 dos 5 períodos avaliados. Apesar disso, não é possível observar uma regularidade na variação do preço, e a queda durante o ano de 2018 foi extremamente acentuada, o que não aconteceu para o ouro. Desta maneira, podemos afirmar que o bitcoin não possui a mesma estabilidade do ouro, embora possua rendimentos maiores para a maioria dos intervalos de tempo avaliados.

Portanto, foi possível avaliar as diferenças, vantagens e desvantagens entre os investimentos em ouro e bitcoin. Comparando as duas formas de investimento, podemos observar pontos de destaque do ouro, uma das formas de reserva de valor mais antigas da humanidade, e também observar os pontos de destaque do bitcoin, que e extremamente novo quando comparado ao ouro mas que apresenta diferenciais interessantíssimos. Cabe a cada investidor definir quais serão as suas estratégias, com o objetivo de escolher o melhor ativo para cada situação. Como foi informado, cada uma das formas de reserva de valor apresentadas possui um diferencial, que poderá ou não ser importante para você. Certo é que, no Brasil e no mundo, possuímos diversas maneiras diferentes para investir em ouro e em bitcoin! Além disso, estes dois ativos ganham cada vez mais participação no mercado financeiro mundial, demonstrando o seu valor e também a sua importância para o cenário financeiro!