O Velho Oeste das Criptomoedas é saudável para o mercado

Os mercados de criptomoedas são como o oeste selvagem. Isso é o que as pessoas dizem. No entanto, eles mencionam esse fato como se fosse uma má notícia. Eles usam “oeste selvagem” de forma pejorativa e condescendente. Eles vêem o mercado do oeste selvagem como indomado, caótico e destrutivo. Eu digo que os mercados de criptomoedas são destrutivos, mas é uma espécie de destruição criativa. É uma evolução destrutiva, saudável e sóbria.

As pessoas que criticam a natureza do “oeste selvagem” dos criptomercados geralmente são “malucos por controle”. Eles clamam por regulamentação, controle e violência. Eles imploram pela força do governo contra as pessoas à vontade. Eu digo não à regulamentação e à força.

O processo destrutivo, embora criativo, do mercado de criptomoedas é uma coisa boa. Está destruindo velhos processos, sistemas e hábitos de pensamento. Está preparando as pessoas para a liberdade real, a competição real do mercado livre – não para essa pseudo-liberdade implantada por bandidos do governo.

Então, como exatamente os mercados de criptomoedas estão desfazendo a velha maneira de fazer as coisas e engendrando esse processo destrutivo e criativo? Vou dar um exemplo iminente.

Destruindo Sistemas Antigos

No momento em que escrevo este artigo, as pessoas estão travando uma guerra verbal na minha página do Facebook sobre o aumento do preço do bitcoin em dinheiro.

Eles acreditam que o aumento dos preços é fictício. É o resultado de “negociações privilegiadas” em nome da Coinbase, dizem eles. Eles condenam a “negociação privilegiada” como má. Nesse sentido, eles também parecem esperar que algum tipo de punição recaia sobre a empresa ou as pessoas envolvidas neste malicioso “insider trading”.

Eu não.

O que supostamente aconteceu na Coinbase é baseado em um ambiente de mercado competitivo emergente. O fato de essa “negociação com informações privilegiadas” ter ocorrido é bom. Isso ajudará a desfazer a crença das pessoas de que algum tipo de intervenção ou controle autoritário externo é necessário para evitar uma ação humana aparentemente desagradável.

No entanto, não acredito que o uso de informações privilegiadas seja um problema. Se as pessoas têm informações privilegiadas, porque trabalham para uma empresa – bom para elas! Isso faz parte do jogo. Se eles foram inteligentes o suficiente para trabalhar para uma empresa que lida diretamente com esses mercados, eles merecem esse tipo de informação. Quem se importa? Não é como se esse tipo de comércio interno neste ecossistema pudesse ser facilmente interrompido de qualquer maneira.

Ari Paul, da Blocktower Capital, resumiu isso. Ele disse: “É literalmente impossível prevenir. Uma equipe deve integrar uma nova moeda à plataforma. Não há como guardar um segredo que requer o envolvimento de uma equipe. E não há como evitar que aqueles que conhecem o segredo comprem secretamente criptomoeda … Se você quiser algo justo, criptomoeda não é para você. Atenha-se a ativos baseados na confiança na infraestrutura regulatória e legal. ”

Se você quiser criptomoeda “justa”, não é para você. Ele acertou em cheio.

Dito isso, eu entendo que “negociações com informações privilegiadas” podem deixar um gosto ruim na boca das pessoas. Se isso for um problema grande o suficiente para as pessoas, deixe que o mercado encontre soluções. Não acredite que homens armados devam entrar correndo e salvar o dia.

Evolução destrutiva do mercado

No entanto, o ato citado de “negociação com informações privilegiadas” está trazendo o anarquismo ao povo e os preparando para a liberdade. Pela primeira vez na história, existe um mercado que não é facilmente frustrado por governos ou pequenos tiranos. Dessa forma, as pessoas devem confiar em sua criatividade e capacidade de resolução de problemas para lidar com atividades de que não gostam.

O mercado de criptomoedas agora é tão diversificado, extenso e descentralizado que os governos já estão se tornando irrelevantes. Há várias ofertas iniciais de moedas por dia, muitos novos mercados de criptografia se abrindo e trocas descentralizadas sendo aperfeiçoadas. Não há como um governo possuir os recursos para regular e controlar sistematicamente todas essas ações, principalmente porque muitos dos sistemas em questão usam criptografia impenetrável para funcionar.

Na verdade, velhos processos de operação estão sendo destruídos e novas formas estão sendo erguidas. O oeste selvagem está sendo preservado, o que é bom. É a maneira natural das coisas. Isso representa uma evolução destrutiva no mercado e é fantástico. Está ajudando a criar uma economia e a construir um novo mundo.

Bem-vindo a isso.

O que você acha sobre “negociações com informações privilegiadas”? O mercado pode lidar com esses tipos de problemas? A destruição criativa é uma coisa boa?

Artigo traduzido com autorização do bitcoin.com