O que é KYC e por que precisamos dele?

As leis KYC ou “conheça seu cliente” (know your customer) são algo em que o cidadão médio não passa muito tempo pensando. No entanto, as empresas que lidam com dinheiro gastam muito tempo tentando cumprir as regras de “Conheça seu cliente”.

Como um crypto-trader, você deve ter pensado sobre o motivo pelo qual as criptotrocas pedem a verificação de sua identidade ou comprovante de endereço. O objetivo da criptografia não era permanecer anônimo? A resposta pode ser Sim ou Não. Na verdade, as criptomoedas começaram como uma ferramenta para as pessoas fazerem transações anonimamente e ainda são. No entanto, hoje em dia, as trocas estão sujeitas a regulamentações na maioria dos países e, portanto, devem cumprir certas políticas.

As práticas KYC foram estabelecidas pela primeira vez em 2001 nos Estados Unidos com o Patriot Act, exigindo que os bancos sigam certos requisitos de verificação de identidade. Desde então, práticas globais foram implementadas afetando instituições financeiras, bem como cripto-trocas.

Para começar, o KYC não foi criado para incomodar os clientes nem as empresas, embora muitas vezes pareça assim. Os bancos gastaram milhões tentando cumprir a KYC e os clientes lutam com o processo de integração. Então, por que ainda perseveramos?

Embora possa parecer uma invasão de sua privacidade quando pedimos que você envie uma foto de seu documento de identidade, queremos apenas garantir que estamos lidando com uma pessoa real.

Como uma troca, estamos empenhados em tornar a criptografia mais acessível a todos. Parte disso é melhorar os gateways fiat, para que você possa realmente comprar criptografia em nossa plataforma com cartão de crédito ou transferência bancária. Ao tentar criar relacionamentos com instituições de finanças tradicionais, não teremos chance se não cumprirmos os requisitos que eles têm para os clientes.

Outra razão para o KYC é que ele realmente protege você. Você sabia que o roubo de identidade tem aumentado nos últimos anos? Só no Reino Unido, o roubo de identidade aumentou 8% em 2018. Simplesmente pedindo às pessoas que desejam transferir mais do que uma determinada quantia de dinheiro que se verifiquem, podemos evitar que fraudadores se inscrevam em seu nome.

Outro benefício do KYC é que ele ajuda os investidores a reivindicar a propriedade de seus ativos. Um usuário do Exchange notoriamente relatou a perda de acesso a todos os seus fundos depois que os hackers assumiram o controle de seu e-mail, várias contas de mídia social, bem como número de telefone celular. Ao entrar em contato com o suporte por meio de outro e-mail, a equipe de suporte não pôde ajudar o usuário, pois não foi possível verificá-lo. Se ele tivesse passado pelo KYC, ele teria sido capaz de se identificar e reivindicar a propriedade dos ativos em sua conta.

Para concluir, KYC é uma ferramenta necessária que serve para proteger empresas e comerciantes como você de serem vítimas de atividades ilícitas. No Bitcoin.com Exchange, sempre pediremos os detalhes mínimos necessários. Tenha certeza de que todas as suas informações serão criptografadas e armazenadas com segurança.

Artigo traduzido com autorização do bitcoin.com