Bitcoin Versus Ethereum, Quais São as Diferenças?

As criptomoedas estão cada vez mais em foco no mundo dos investimentos. Com valorizações interessantes para estes ativos, os investidores têm buscado mais informações sobre estas moedas, incluindo seus objetivos, origens e perspectivas para o futuro. Quando falamos em criptomoedas, a mais conhecida é o bitcoin. Sem dúvidas, a maior moeda digital do planeta é também a que possui maior valor e está a mais tempo no mercado. No entanto, a partir do momento em que procuramos pelas outras criptomoedas, a ethereum, segunda moeda digital em valor comercial, também chama a atenção.

Apesar de se tratarem de duas moedas digitais, bitcoin e ethereum possuem objetivos diferentes desde a sua criação. Com base nisso, vamos apresentar a seguir quais são as principais diferenças entre estas criptomoedas, explorando também as suas finalidades e características importantes.

Sobre o Bitcoin

Antes de avaliarmos cada uma das diferenças entre o bitcoin e o ethereum, vamos conhecer um pouco sobre o bitcoin, e depois falarmos sobre o ethereum. O bitcoin foi criado em 2008 por Satoshi Nakamoto, sendo a primeira moeda digital criptografada a fazer sucesso em todo o mundo. Toda essa importância faz com que o bitcoin seja a criptomoeda mais conhecida atualmente e também a que apresenta o maior valor de mercado.

O bitcoin também ganhou destaque em função da sua tecnologia Blockchain, que revolucionou o mercado e, atualmente, ajuda em diversos setores da economia mundial, que vão muito além das moedas digitais. Blockchain é, de uma forma muito simplificada, um sistema que permite o rastreamento do envio e recebimento de algum tipo de informação através da internet. Esses códigos gerados online carregam informações conectadas, como blocos de dados que formam uma corrente, que origina o nome da Blockchain. A criptografia da Blockchain oferece um nível de segurança muito elevado às transações, uma vez que para invadir a Blockchain seria necessário ter acesso a todos os nós da rede, o que é improvável.

Além dessas informações, também é interessante destacar o objetivo da criação do bitcoin. A principal criptomoeda do mundo foi criada com a finalidade de se tornar uma moeda descentralizada, ou seja, possui o objetivo de realizar transações, que vão desde a compra e venda de bens até a utilização para compras no dia a dia, em estabelecimentos que aceitam o bitcoin como forma de pagamento ou através da utilização de cartões de crédito e débito de criptomoedas.

Sobre o Ethereum

Já a Ethereum, por sua vez, foi lançada em 2013 por um grupo de 8 pessoas. Apesar da plataforma Ethereum também utilizar a tecnologia Blockchain, a utilização da Ethereum é bem diferente.

É verdade que o Ethereum também possui uma moeda, o Ether, que provavelmente é segunda moeda digital mais conhecida no mundo e a segunda em valor, mas a sua finalidade é diferente da outra moeda.

Isso porque o ethereum funciona como uma linguagem de programação para a criação de smart contracts (ou contratos inteligentes). Já discutimos sobre smart contracts anteriormente, e você pode acompanhar os maiores detalhes através desta publicação. De uma forma simplificada, os smart contracts são protocolos digitais que possuem a mesma finalidade dos contratos firmados em papel, com uma diferença importante: estes contratos não podem ser alterados!.

Algumas diferenças entre o bitcoin e o ethereum

Já foi possível perceber algumas das diferenças entre o bitcoin e o ethereum, através das descrições fornecidas anteriormente. No entanto, vamos apontar a seguir algumas das suas diferenças:

  • Objetivo: Como foi possível observar nos tópicos anteriores, o bitcoin e o ethereum surgiram com objetivos diferentes. Enquanto o bitcoin surgiu com o propósito de se tornar uma moeda digital, sendo utilizado para transações, o ethereum emergiu como uma linguagem de programação, utilizado para a criação de smart contracts.
  • Limite: Outra diferença entres estas duas moedas está no limite existente. O bitcoin possui um limite fixo de 21 milhões de unidades, que são obtidas através da mineração. Por sua vez, o ethereum não possui limite de mineração.
  • Tempo de transação: Uma diferença interessante entre estas moedas é o tempo de transação. Enquanto o bitcoin leva um período de 10 minutos para processar as operações, o ethereum leva apenas 20 segundos, ou seja, um tempo expressivamente menor!
  • Mineração: Na etapa de mineração destas criptomoedas, ocorre também uma diferença interessante no que diz respeito à remuneração pela mineração. Isso porque o bitcoin remunera pela prova de trabalho, ou seja, o dispositivo precisa provar que trabalhou para chegar até o resultado. Já o ethereum, remunera os usuários pela prova de participação, em que é necessário provar que o usuário possui uma quantidade de moedas.

Existem ainda algumas outras diferenças entre o bitcoin e o ethereum, mas as principais informações estão listadas acima. Estas diferenças permitem ao investidor entender as características de cada tecnologia, auxiliando os investidores a definir as melhores ações e investimentos de acordo com suas necessidades.

Desta maneira, foi possível perceber que, embora o bitcoin e o ethereum possuam pontos em comum, estas tecnologias possuem objetivos e ideias de utilização diferentes. Mesmo com a existência de uma moeda, o objetivo principal do ethereum é funcionar como uma linguagem de programação para permitir os smart contracts, que já são muito utilizados em todo o mundo. Já o bitcoin, possui o objetivo principal de atuar como moeda descentralizada, funcionando também como uma importante reserva de valor. Certo é que ambas as moedas são as mais importantes na atualidade, e contribuem fortemente para o desenvolvimento das criptomoedas e outras tecnologias adjacentes!