Bem-estar para sua carteira

Cada preocupação financeira que você deseja eliminar e todos os sonhos financeiros que deseja realizar vêm de dar pequenos passos hoje que o colocam no caminho em direção aos seus objetivos. ” Suze Orman

Sempre que um novo ano começa, as resoluções e planos de ano novo para melhorar a si mesmo estão em toda a internet. De beber menos a malhar mais, muitos se concentram em sua saúde e bem-estar mental, alguns em conduzir sua carreira a novos patamares.

Um tópico que domina durante janeiro é o autocuidado, que engloba dicas para meditar, bem como receitas para jantares mais saudáveis ​​ou coquetéis sem álcool. Mas existem outras áreas na vida que podem causar estresse e prejudicar o seu bem-estar.

Você já sentiu que o dinheiro está causando estresse? 62% dos americanos relatam que o dinheiro é uma fonte significativa de estresse para eles, especialmente entre aqueles que estão endividados (fonte).

Você pode se perguntar por que uma cripto-troca se importaria em educar as pessoas sobre seu bem-estar financeiro. No entanto, a maioria das pessoas ainda vive sua vida pagando contas em moeda fiduciária. Só depois de calcularem suas despesas diárias, eles começam a pensar em investir e, eventualmente, em comprar sua primeira criptomoeda. É muito mais fácil para alguém negociar com sucesso quando não precisa se preocupar em não poder pagar a próxima fatura. Portanto, apresentar às pessoas maneiras de cuidar de sua saúde financeira é um passo lógico antes de apresentá-las à criptografia. No final do dia, não estamos interessados ​​em que as pessoas percam dinheiro que não podem perder.

Com tudo isso dito, o que é autocuidado financeiro?

Enquanto muitos associam o autocuidado com colocar uma máscara facial, algumas fatias de pepino e relaxamento, o autocuidado financeiro trata de administrar suas finanças de uma forma que não cause estresse. É assumir o controle de seu dinheiro para atingir seus objetivos financeiros.

Portanto, aqui estão algumas coisas que você pode fazer para desestressar seu relacionamento com o dinheiro.

  • Analise de onde vem seu dinheiro e no que você está gastando: Antes de mudar sua situação atual, é sempre aconselhável analisar como você está usando seu dinheiro e quanto está ganhando em comparação. Só então você será capaz de estabelecer metas realistas.
  • Reconhecer as necessidades individuais: Todo mundo é diferente, portanto, o que as pessoas gastam é muito diverso. Para alguns, pode ser mais importante gastar dinheiro na manutenção de seus carros esportivos, enquanto outros preferem colocá-lo de férias e outro grupo prefere usar todo o dinheiro para fazer um MBA. Seja o que for para você, certifique-se de incluí-lo em seus objetivos financeiros.
  • Estabeleça metas financeiras: podem ser grandes metas, como a quantia que você deseja economizar para a aposentadoria ou para um curso universitário à distância. Certifique-se de incluir uma quantidade específica, um cronograma e um prazo para atingir seus objetivos. Para alcançá-los, você pode usar a regra 50–20–30. Esta regra descreve qual porcentagem de sua renda você deve dedicar a quê: 50% para despesas de manutenção, isso inclui tudo, desde aluguel até as compras diárias, 20% para poupança e seus objetivos financeiros e o resto para coisas boas como sair . Observe que esta é uma diretriz muito geral e você pode ajustá-la para atender às suas necessidades. Por exemplo, se seu custo de vida é geralmente mais baixo, você pode alterá-lo para apenas 30% e aumentar o que você coloca em poupança.
  • Priorize o pagamento da dívida: existe uma dívida boa (que aumenta seu valor líquido, como um empréstimo estudantil) e existe uma dívida inadimplente usada para comprar ativos depreciados, como carros. O que os dois têm em comum é que nos deixam estressados. A maioria das pessoas não se sente confortável em ter dívidas. Se você é um deles, pode fazer um favor à sua saúde priorizando o pagamento da dívida. No entanto, como vivemos numa época com taxas de juros historicamente baixas, deixar sua dívida um pouco mais longa pode ser uma opção viável dependendo de seus objetivos.
  • Comece a falar sobre Finanças: você já encontrou um silêncio constrangedor em uma sala depois que alguém se atreveu a perguntar a outra pessoa sobre seu salário? Em muitos países ocidentais, o dinheiro não é um tópico apropriado para um jantar e perguntar a alguém sobre seu salário é frequentemente visto como um tabu. Embora não recomendemos o tópico para um primeiro encontro, ajuda conversar sobre suas preocupações com dinheiro com um amigo ou família de confiança. Pode parecer que você é o único se estressando com isso, mas tenha certeza de que não é. Falar sobre suas finanças com alguém pode ajudá-lo a se sentir mais confortável com sua situação. E quem sabe, você pode até encontrar um amigo do dinheiro que ajude a responsabilizá-lo por objetivos financeiros.
  • Descubra o que funciona para você: Existem vários aplicativos que podem ajudá-lo a gerenciar melhor suas finanças. Por exemplo, você pode usar um rastreador de despesas para descobrir em que está gastando dinheiro. Ao usar um dos bancos exclusivos para celular (Monzo, Revolut, N26), eles já analisam para você em que você está gastando dinheiro. Para aumentar sua economia, você pode usar um aplicativo como o Money Box, que reúne todas as suas compras e reserva esse dinheiro para você. O Qapital permite ainda combinar os valores que economiza com um objetivo específico, como uma viagem a Paris ou a compra de uma bicicleta nova.

Depois de descobrir seus objetivos financeiros e estar no caminho certo para alcançá-los, é hora de pensar sobre o que fazer com o dinheiro que você tem disponível para investir.

Conforme mencionado anteriormente, vivemos um momento de pouco interesse. Portanto, deixar seu dinheiro simplesmente depositado em uma conta bancária não fará nenhum favor a você.

Contanto que você tenha alguns fundos de emergência economizados juntos, você pode ir em frente e começar a investir parte do dinheiro que você tem para coisas “divertidas”. Você pode até decidir sobre uma determinada quantia de seu salário que deseja investir a cada mês. Embora existam muitas opções para usar algum dinheiro sobressalente, se você se sentir confortável com alguns riscos e adorar resultados rápidos, as criptomoedas podem ser para você.

Ainda não está realmente convencido?

Provavelmente poderíamos seguir com uma longa explicação sobre todos os incríveis benefícios das criptomoedas e como o bitcoin superou a maioria dos investimentos tradicionais, mas a melhor maneira ainda será você ganhar experiência prática. A beleza de começar com criptografia é que você pode começar com quantidades mínimas.

Tem $ 30? Você pode facilmente transformá-los em Bitcoin ou Bitcoin Cash no Bitcoin.com Exchange e começar a negociar.

O que você tem a perder?

A incrível oportunidade de ter uma ideia das criptomoedas e do potencial que elas têm.

Artigo traduzido com autorização do bitcoin.com